A rodovia BR-163 um
dos principais meios de transporte da safra de grãos do Mato Grosso até o porto
de Santarém no Pará, no trecho entregue recentemente pelo
DNIT no final de 2012, já apresenta grande extensão com pavimentação
deteriorada, fator que começa a colocar em risco a segurança dos motoristas que
transitam pela via, principalmente por acreditarem que a rodovia, que foi
concluída há cerca de pouco mais de 1 ano estaria em ótimo estado
de conservação.
Nossa reportagem percorreu nesta
semana trecho de 350 quilômetros, saindo da Cidade de Novo Progresso até o
Estado do Mato Grosso, primeiro trecho implantado da rodovia, que
corresponde a 30 por cento da extensão até a cidade de Santarém no Pará.
A empresa Três Irmãos persiste em trabalhar no trecho de sua responsabilidade
pouco mais de 60 quilômetros, saindo do Município de Novo Progresso há
quatro anos não conseguiu ligar a cidade com o distrito de Alvorada da
Amazônia, distante 35 quilômetros, varias interrupções no caminho, mais adiante
o serviço é lento e tudo indica que ainda neste ano nãos será concluso o
trecho de sua responsabilidade, outra parte pronta já precisa de reparos
constantes pois vários buracos surgiram dentro da pavimentação pronta.
O mais absurdo desta obra, se encontra na região onde foi construído pela
empresa “JM”, por conta do solo ou a má qualidade dos serviços realizados, o
asfalto “arrepiou”, causando o afundamento das laterais da pista, e na parte
central buracos predominam em uma extensão de mais de 100 quilômetros da
rodovia recentemente pavimentada.
Encontramos uma equipe da empresa
“JM” fazendo manutenção , mas o serviço é lento e paliativo, somente estão
tapando os buracos mais Grandes; outros está sendo ignorado pela equipe,
caminhões, automóveis , motocicletas, que transitam por aquele local, correm
serio risco de acidente.
Site: Povos da Amazônia