domingo, outubro 11, 2015

Milhares caminham nas ruas de Belém pela Virgem de Nazaré

Dois milhões de pessoas, dois milhões de corações. Milhares de pedidos, milhares de agradecimentos. Choro, alegria, emoção por estar mais uma vez perto de Maria. Foi assim a 223ª edição do Círio de Nazaré, que tomou as ruas de Belém desde as primeiras horas deste domingo (11). Em uma das romarias mais rápidas da história da festividade com apenas cinco horas de duração, o Círio de 2015 encerrou às 11h26.

As homenagens à padroeira dos paraenses começaram cedo. Na Catedral Metropolitana, o arcebispo Dom Alberto Taveira celebrou a missa que deu início à romaria. Milhares de romeiros acompanharam a missa que terminou pouco depois das 6h. Exatamente às 6h10, o coordenador da diretoria da Festa de Nazaré, Jorge Xerfan, fixou a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré na Berlinda e a romaria começou com 20 minutos de antecedência.
Como em 2014, a maior procissão religiosa do Brasil foi novamente abençoada pelo papa Francisco. O líder da Igreja Católica divulgou mensagem na última sexta-feira (9) chamando os fiéis a elevar suas preces à Maria para que ela interceda por todos os cristãos junto a Deus e que com a misericórdia do criador possam suportar os sofrimentos e fadigas da vida.
A benção do papa serviu de gancho para que a imprensa local questionasse o cardeal Dom Cláudio Hummes, de passagem pela capital paraense para as festividades do Círio, sobre uma possível visita do pontífice à cidade. Amigo próximo do papa, Hummes disse que a viagem de Francisco à Aparecida (SP), agendada para 2017, fez crescer o número de pedidos pela presença do santo padre na Amazônia. 'Estamos nos movendo para isso, se ele vier será uma benção, mas como são muitos pedidos ele irá analisar. Por enquanto não há absolutamente nada marcado ou determinado', explicou o cardeal.
Foto: Thays Silva e Fábio Will (ORM News)
A Santinha, como a Virgem é carinhosamente chamada pelos fiéis, cruzou as ruas do centro de Belém protegida por sua berlinda ornamentada com orquídeas, rosas, lírios e margaridas escolhidas a dedo pelo paisagista Paulo Morelli, que assumiu pela 14ª vez a missão de deixar a Virgem ainda mais bonita.
Com velocidade expressiva, o cortejo da Berlinda seguiu pelo Boulevard Castilhos França e por volta das 8h39 passava pela avenida Presidente Vargas na altura do Theatro da Paz, após receber homenagens tradicionais como a do Banco do Brasil e do Banco da Amazônia. Antes destas saudações, a Imagem Peregrina fez paradas para ser homenageada pelos peixeiros do complexo do Ver-o-Peso, estivadores e arrumadores do porto de Belém.
A economia paraense deve ter um incremento de aproximadamente R$ 30 milhões, o que corresponde a aumento de 3% em relação ao que foi gasto no Estado em 2014. O levantamento da Setur mostrou que São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro e Ceará são os Estados que mais trazem turistas para a Festa de Nazaré.
A Basílica de Nazaré é o ponto turístico mais visitado durante a festividade. O complexto turístico da Estação das Docas, o mercado do Ver-o-Peso e o Mangal das Garças estão entre os locais mais visitados pelos turistas. 
Fonte: ORMNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário