sexta-feira, julho 24, 2015

Polícia descobre garimpo ilegal onde suspeitos teriam desviado curso de rio

Maquinário usado nas atividades foi removido pelo BA (Foto: Dicom/Batalhão Ambiental)

Uma operação do Batalhão Ambiental (BA) em parceria com o Instituto de Mapeamento e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) apreendeu na tarde de quinta-feira (23) armas e equipamentos mecânicos em uma área de garimpo ilegal no rio Falsino, um local de mata fechada no município de Tartarugalzinho, a 230 quilômetros de Macapá. Ao todo dez pessoas foram detidas, sendo três suspeitos e sete pessoas que estavam no local.
De acordo com a investigação, a área não tinha liberação ambiental e todos os procedimentos eram irregulares. Foram feitas escavações, abertura de valas, explosões e até o desvio do curso do rio para próximo do garimpo.
Parte do curso do rio Falsino foi desviado para atividade garimpeira (Foto: Dicom/Batalhão Ambiental)
Os três suspeitos de atuar na área, sendo uma mulher, foram encaminhados na noite de quinta-feira para a delegacia da cidade. Foram apreendidas cinco espingardas calibre 12 com munição que também foram levadas para Tartarugalzinho.
A polícia apura a extração ilegal de tantalita na região, já que uma grande quantidade do produto foi encontrado no garimpo. O minério, comum no subsolo do estado, é valorizado pelo uso na indústria metalúrgica e tecnológica, pelo alto grau de resistência ao calor.
Apreensão ocorreu em área de mata fechada em Tartarugalzinho, no AP (Foto: Dicom/Batalhão Ambiental)

Nenhum comentário:

Postar um comentário