quinta-feira, abril 23, 2015

Se o governo concluir as obras em andamento, já será bom demais

Assim como já aconteceu em outros municípios considerados polos regionais, no início da próxima semana, uma comitiva do governo do estado, tendo à frente o secretário de planejamento Jose Colares, vai estar aqui em Itaituba para receber as propostas dos municípios dessa região do Tapajós que irão compor o plano plurianual do estado.
A reunião que está marcada para segunda-feira, terá o formato de audiência pública, nome que não soa muito bem aos ouvidos da população, porque quase nada do que é proposto nessas audiências se torna realidade.
Ainda assim é importantíssimo que os representantes dos municípios da região e particularmente de Itaituba, sejam políticos ou sociedade civil organizada marquem presença nesse evento e apresentem as propostas ao plano plurianual do estado.
Como essa região do Tapajós sofre um eterno abandono do governo estadual, talvez essa seja a oportunidade de se apresentar uma agenda ampla contemplando tudo o que o estado nos privou até agora; contudo, penso que o foco das sugestões/reivindicações deve ser mantido nas obras que já estão em andamento.
Esse é o momento de dizermos ao governo que o que mais queremos é a conclusão da estação de tratamento de água da Cosanpa, a conclusão do Hospital Regional do Tapajós e o seu devido funcionamento quando ficar pronto, a continuação do programa asfalto na cidade que só veio para Itaituba por causa da eleição estadual, a recuperação da escola tecnológica e a construção das escolas de ensino médio.
Enquanto essas escolas não ficarem prontas, que o governo crie um programa de compra de vagas para esses estudantes em escolas particulares, nos mesmos moldes do ProUni, isso ajudaria a resolver a situação de milhares de alunos que não conseguem estudar por falta de escola.  
Já na área da saúde, o município deveria propor uma parceria com o estado para viabilizar o funcionamento da UPA que está pronta há muito tempo, mas não tem previsão para começar a atender a população.
Se essas propostas forem encaixadas no PPA e o governo se comprometer com suas execuções, com certeza isso será uma grande conquista para a sociedade itaitubense.

Jornalista Weliton Lima, comentário veiculado no telejornal Focalizando de quinta-feira, 23/04/2015 

Nenhum comentário:

Postar um comentário