terça-feira, abril 21, 2015

Pesquisador é retirado de voo após brincadeira no Twitter

United Airlines afirmou que confia na segurança de seu sistema  - Toshifumi Kitamura / AFPO Globo — Um pesquisador americano foi retirado de um voo da United Airlines após uma brincadeira no Twitter. Chris Roberts que ia do Colorado para São Francisco para participar de uma conferência sobre segurança escreveu no microblog que seria capaz de acessar o sistema do avião e fazer com que máscaras de oxigênio caíssem a bordo. 

Após retirar Roberts— que é fundador da empresa One World Labs, que atua identificando vulnerabilidade de sistemas de tecnologia da informação e alertando companhias para que se protejam— da aeronave, a United Airlines afirmou que confiava que os sistemas de voo não poderiam ser acessados por meio das técnicas descritas. 

Ao ser questionada sobre o motivo de ter retirado o passageiro do voo se ele não representava riscos, a companhia aérea afirmou que tomou a decisão “porque o Sr. Roberts fez comentários sobre ter adulterado o equipamento de voo, o que é uma violação à política da companhia e algo com o que os clientes e a tripulação não devem lidar.” A empresa afirmou ainda que irá enviar uma carta ao passageiro para explicar os motivos pelo qual foi proibido de voar. 

Roberts já havia sido retirado de outro voo por um motivo semelhante na semana anterior. Na ocasião, o pesquisador foi interrogado pelo FBI durante quatro horas e teve seu computador apreendido. O advogado da Electronic Frontier Foundation (EFF), organização que promove campanhas por mais transparência online e que defende Roberts, afirmou que já está tentando recuperar o equipamento. Antes de ser recorrentemente retirado de voos, o pesquisador chegou a conceder entrevistas à imprensa sobre as vulnerabilidades dos sistemas aéreos. A EFF criticou a decisão da United Airlines:

“ É decepcionante que a United se recuse a permitir a permanência dele a bordo e nos esperamos que a companhia entenda que pesquisadores de segurança de informática são aliados vitais e não uma ameaça”

Nenhum comentário:

Postar um comentário