sábado, abril 25, 2015

Greve dos trabalhadores em educação completa um mês

Neste sábado (25), a greve dos trabalhadores em educação do Estado completa 30 dias sem previsão para acabar. Em entrevista ao jornal O Liberal de hoje, o secretário geral do Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará), Alberto Andrade, disse que a classe decidiu pela permanência do movimento porque o governo do Estado não teria atendido todos os pontos pleiteados na pauta apresentada pelo sindicato. A greve atinge boa parte das 1.054 escolas estaduais, que atendem cerca de 700 mil estudantes.

'Nós temos um acordo judicial da greve de 2013 que foi parcialmente cumprido. Estamos discutindo a questão do plano não apenas para professores e pedagogos, mas para os demais servidores. Outros pontos são a reforma das escolas e o parcelamento do retroativo, para que seja pago ainda este ano', explicou. 'Não há abusividade da greve. Então, qualquer corte seria ilegal nesse período. Nós já preparamos um recurso junto à justiça, mas esperamos que não seja necessário chegar a esse ponto', ressaltou o diretor.

A categoria reivindica calendário de reforma nas escolas, pagamento do piso salarial, reajustado em janeiro em 13,01%; eleições diretas para diretor; aprovação da proposta de PCCR unificado para contemplar a carreira e remuneração dos funcionários que não fazem parte do magistério; cumprimento imediato do PCCR, com enquadramento imediato na progressão horizontal e vertical, bem como os seus respectivos retroativos; aplicação da jornada de 1/3 para hora atividade; concurso público e garantia de desburocratização das bolsas de pós-graduação e lançamento de edital. 


Ontem (25), uma reunião entre as secretárias-adjuntas de Educação e gestores de 40 unidades administrativas da Seduc (Secretaria de Estado de Educação) referentes à Região Metropoltiana de Belém e demais regiões do interior do Estado definiu detalhes do planejamento que resultará na retomada das aulas na rede estadual de ensino. Para garantir as aulas, a Seduc anunciou a contratação de professores temporários para substituir os grevistas. As informações foram publicadas no site da Agência Pará de Notícias. 'Na segunda-feira, todos os alunos já devem estar comparecendo às suas escolas, para retornar às suas atividades, em Belém e interior do Estado', destacou a secretária-adjunta de Ensino Ana Cláudia Hage. (ORMNews)

Nenhum comentário:

Postar um comentário