quinta-feira, fevereiro 26, 2015

Energia de péssima qualidade, tarifa mais elevada do Brasil, e os peduricalhos na conta de luz que a Celpa nos cobra

Foto ilustrativa de uma conta do ano passado
Somente para se ter uma ideia do que se paga
Hoje eu recebi minha fatura relativa aos últimos 30 dias de consumo.

Veio alta, mas, exagerei um pouco no consumo, e não tenho para quem reclamara nesse ponto. Faço minha leitura diária do medidor, e por isso, antes de chegar a conta eu já sei quanto terei que pagar. 

Reclamação, mesmo, tenho dos penduricalhos que acompanham a conta de energia elétrica, cuja tarifa é a maior do Brasil.

Meu consumo foi de 422 KWH, que resultou em uma conta de R$ 369,53.

Agora, vamos aos detalhes.

Conta: R$ 369,53

Valor do consumo: R$ 202,46

Adicional da bandeira vermelha: R$ 12,66

ICMS (Imposto cobrado pelo governo do Estado do Pará) R$ 81,41

Cofins: R$ 23,93

PIS: R$ 5,20

Taxa de iluminação pública: R$ 38,26

Multa da conta anterior (que eu paguei em dia, pelo Internet banking, como faço todo mês) R$ 5,52

Juros da conta anterior: R$ 0,09

Total dos penduricalhos: R$ 167,07

Isso significa que 45% de tudo que eu, e você que acompanha o blog pagamos, vai para o bolso do governo, seja ele municipal, estadual ou federal.

Na fatura vem escrito que o KWH de energia elétrica no Pará tem o custo de R$ 0,479...

Isso é conversa pra boi dormir, porque seria esse o valor, caso a gente pudesse multiplicar os quilowatts consumidos durante o mês, por esse valor informado na conta, e o montante a ser pago fosse igual à essa operação.

Mas não é assim que funciona, pois se a gente dividir o valor total da fatura pelos quilowatts consumidos, chega-se, no meu caso, a estratosféricos R$ 0,875 por quilowatt.
Como se não bastasse essa tarifa escorchante, um verdadeiro assalto à mão desarmada praticado pela Celpa, com a anuência do governo, ainda pagamos um monte de impostos que vão engordar as contas dos corruptos que sem nenhuma cerimônia nos roubam a cada dia.

E se ao menos tivéssemos um serviço de boa qualidade, ainda haveria uma atenuante. Mas, a energia que nos é fornecida é de baixíssima qualidade. A Celpa, que promete, mas não cumpre, assiste ao sucateamento das redes de distribuição que levam energia elétrica até nossas casas, sem fazer os investimentos necessários.


Como gosto de fazer sempre, em situações como essa, lembro do Comendador Mário Sobral, aquele mesmo que o pessoal da velha guarda lembra, de A Província do Pará, que tornou famosa a frase: Valha-nos quem?!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário