domingo, dezembro 14, 2014

Celpa põe a mão no bolso do consumidor do Pará

De O Liberal

Pres. da Celpa Equatorial
Rdo. Nonato Castro
Foto: JParente
Metade das reclamações que chegaram à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contra as Centrais Elétricas do Pará (Celpa) foram por erros de leitura do consumo mensal. Elas representaram 2.111 queixas do total de 4.662 apuradas ao longo do último ano, segundo o relatório Ouvidoria Setorial em Números.

O montante correspondeu a quase seis novas reclamações por esse motivo a cada dia. Mais preocupante, segundo a avaliação da Aneel, é que, mesmo com as milhares de reclamações, pouco se fez para reverter esse quadro ao longo dos últimos anos. O número de reclamações da Celpa por cobrança indevida no último ano, já sob controle da Equatorial Energia, foi 74,6% superior ao registro do mesmo período de 2012, época que a empresa estava sob o comando do Grupo Rede. Se comparar com os números de 2011, esse aumento salta para 254%.


Os dados desse ano estão sendo consolidados pela Aneel e devem ser divulgados ainda essa semana. Mas a tendência é que seja um novo recorde. Dados preliminares, referentes ao primeiro bimestre de 2014, apontam um acréscimo de 85,9% de reclamações em relação ao mesmo período do ano passado. Além da enxurrada de queixas na Aneel, os consumidores paraenses também têm levado as suas insatisfações ao Ministério Público do Estado (MPE-PA) e à Diretoria de Proteção Defesa do Consumidor do Estado do Pará (Procon-PA). Nesse último, por exemplo, as queixas contra a Celpa saltaram de um total de 2,2 mil em 2012, para mais de 3 mil, em 2013 - disparada a campeã de reclamações.

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