domingo, dezembro 14, 2014

América e Treze de Maio vão decidir o campeonato, amanhã à tarde

Ontem foram conhecidos os dois finalistas do campeonato itaitubense de futebol de 2014.

América e Treze de Maio confirmaram a condição de favoritos, por terem se destacados por suas campanhas na primeira fase.

No primeiro jogo, o qual começou às 2:45 da tarde, sob um sol escaldante, Treze de Maio e Superlar não saíram do 0x0.

Dono da segunda melhor campanha, o Treze só precisava não tomar gol para ir para a decisão.

No primeiro tempo o time da Superlar foi bem superior, muito mais organizado, variando o jogo pela direita e pela esquerda, mas, sem a presença de um homem de área, criou muitas jogadas de ataque, mas não obrigou o goleiro adversário a fazer nenhuma grande defesa, porque os chutes foram sempre de longa e média distâncias, longe do gol.

O Treze de Maio adotou uma postura cautelosa, concentrando-se no meio campo e na defesa, tentando surpreender no contra ataque. E o maior perigo de gol da primeira etapa foi em favor do alviverde, em uma cobrança de falta feita por Ricardo, que colocou a bola na trave.

Na segunda etapa, já desgasta pelo esforço da etapa inicial, a equipe da Superlar não conseguiu jogar como na primeira, mostrando muita desorganização entre os compartimentos do time. Suas chances limitaram-se a três cobranças de faltas, nenhuma com perigo.

Da metade do segundo tempo em diante, menos desgastado, foi o Treze de Maio quem passou a mandar inteiramente no jogo. E só por causa de três grandes defesas feitas pelo goleiro Ramon, o Treze não abriu o placar.

No final, o jogo terminou como começou, sem que o placar fosse mexido, com o Treze de Maio classificado para a final, porque jogou com a vantagem do empate.

A equipe de esportes da Rádio Tapajoara, composta por Darlan Patrick, narrador, Ivan Araújo, repórter de campo e Weliton Lima e Jota Parente, comentaristas, escolheu o zagueiro Hugo, do Treze de Maio, como o craque do jogo.

SEGUNDO JOGO
O América entrou em campo para enfrentar o Genasc, precisando somente do empate para chegar à final.

Tendo feito a melhor campanha na primeira do primeiro turno, o América entrou em campo com as honras de favorito.

Quem começou tomando a iniciativa de ir para o ataque foi o Genasc, que precisa vencer. Porém, aos poucos o time rubro foi equilibrando o jogo, até mostrar porque foi a melhor equipe da primeira fase, não apenas pelo maior números de pontos conquistados, como também pelo bom futebol apresentado.

Pouco antes do final do primeiro tempo os americanos conseguiram abrir o placar em um chute de forte da área, que pegou forte e foi no canto.

Parecia que o destino do Genasc estava selado, mas, o América achou que o jogo estava decidido, tirando o pé do acelerador no segundo tempo.

O time de Joaquim Albino começou a gostar do jogo, passando a pressionar e a criar algumas oportunidades.

Aos 40 minutos aconteceu o gol de empate, em uma jogada na qual a defesa do América estava muito mal colocada.

Depois disso, o Genasc animou-se ainda mais, sufocando seu adversário.

No final, empate em 1x1, mas, com direito a muito sofrimento por parte da torcida americana, que não via a hora do jogo acabar.

Indiscutivelmente bem superior ao seu adversário, o América deixou de levar o jogo a sério em alguns momentos, o que poderia ter custado caro.

Como diz um velho ditado, se não existe problema, a gente vai lá e cria um. Foi isso que o América fez ao transformar um jogo que poderia ter administrado com mais tranquilidade, em um problema muito difícil de resolver.

FINAL
América e Treze de Maio irão decidir quem fica com o título de campeão itaitubense de 2014.

A decisão vai acontecer na tarde de amanhã, segunda-feira, 15 de dezembro, dia do aniversário de Itaituba, no campo de Cabos e Soldados do 53º BIS, a partir de quatro da tarde.

Ninguém entra com vantagem na decisão.

TOMARAM JUÍZO
Felizmente, os dirigentes de clubes e da LIDA tiveram o bom senso de evitar estragar o campeonato itaitubense no final.

Os recursos nem se quer foram julgados, o que possibilitou que se chegasse à final sem maiores sobressaltos.

Não que seja um fato positivo deixar de jugar recursos, mas, como quem protestou alegava irregularidades de um adversário, aqui ou ali, em um campeonato que não é oficial, que começou sem que, se quer, o regulamento estivesse pronto, o melhor que se tinha a fazer era deixar o barco andar, como foi feito.

Como eu disse nos comentários de ontem, pela Rádio Tapajoara, que no ano que vem, quando for organizado o campeonato de 2015, que antes de tudo, LIDA e clubes discutam e assinem o regulamento, antes da bola rolar.

Fica de saldo positivo esse consenso para que o campeonato não corresse o risco de terminar no tapetão, o que seria muito decepcionante para os que gostam de futebol e para quem resolveu investir na volta do futebol itaitubense, como a TV e a Rádio Tapajoara, a Prefeitura e alguns empresários que tem contribuído com esse esforço.

A seguir, fotos de alguns lances do segundo jogo, já que no primeiro, como eu estava comentando,  não foi possível fotografar.

Fotos: Jota Parente







Nenhum comentário:

Postar um comentário