terça-feira, novembro 25, 2014

Vereadores discutem matéria vencida

Ver. Célia Martins (Foto: JParente)
O que estava em discussão era uma alteração da Lei Orgânica do Município, e não mudança no Regimento Interno. Mas, alguns vereadores não prestam atenção ao serviço e colocam a credibilidade do legislativo em cheque.

Hoje, foi apreciada em segundo turno, uma alteração na LOM, que anteciparia a eleição da mesa diretora para a primeira sessão ordinária de dezembro, em vez de na última sessão ordinária do ano.

A vereadora Célia Martins, primeira secretária, que deveria conhecer o rito da Casa de Leis e o regimento como nenhum outro, foi quem demonstrou menor conhecimento, ao levantar a questão.

Ela disse que não havia entendido bem a proposta de mudança, achando que estava havendo casuísmo de parte de alguns colegas no que diz respeito à parte que estabelece que as chapas que quiserem ter o registro deferido precisam ter a autorização dos vereadores que a compõem.

A bronca da secretária, segundo suas palavras, reside no fato de que já existe chapa formada, o que inibiria os vereadores que por ventura tenham autorizado seus nomes a comporem a mesma a participar de outra chapa.

Foi preciso o presidente Wescley Tomaz explicar mais de uma vez, com ajuda dos vereadores Isaac Dias e Peninha, que não era essa matéria que estava em discussão.

O estabelecimento do prazo máximo de 48 horas para registro de candidaturas e a obrigatoriedade de autorização para participação em uma chapa já tinha sido aprovado na sessão de quarta-feira passada.

Mesmo assim a discussão inócua prosseguiu por mais alguns minutos.

O vereador Cebola, que por duas vezes foi presidente da Câmara, mas, que nada conhece do Regimento Interno, chegou a pedir vista da matéria, achando que se tratava da parte que Célia havia levantado.

Para decepção da vereadora secretária e do ex-presidente, o assunto foi encerrado, tomando eles conhecimento naquele momento, que as mudanças que eles questionavam haviam sido aprovadas em definitivo na sessão anterior.


Assim caminha a Câmara Municipal de Itaituba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário