terça-feira, outubro 21, 2014

Chapadinha diz que vai ser deputado, também de Itaituba

Francisco Alves de Aguiar, o Chapadinha, irmão do vereador Nicodemos Alves de Aguiar e do deputado estadual reeleito, Hilton Alves de Aguiar, acaba de se eleger deputado federal pelo PSD, em sua primeira tentativa como candidato a algum cargo eletivo. Até agora seu envolvimento foi sempre voltado para ajudar os irmãos e outros candidatos a se elegerem.
            Eleito o único deputado federal incluindo todos os municípios da Calha Norte do Estado (Almerim, Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Curuá, Óbidos, Oriximiná, Faro e Terra Santa) e do Tapajós (Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos, Aveiro, Rurópolis, Itaituba, Trairão, Novo Progresso e Jacareacanga), Chapadinha sabe que pesa sobre seus ombros uma enorme responsabilidade de representar toda essa imensa área do estado. Ele conversou com a reportagem depois da carreata da vitória, realizada terça-feira, 07/10.
JC – Causou alguma surpresa para o senhor, o fato de ter sido o único eleito para o cargo de deputado federal em toda esta região?
Chapadinha – De certa forma sim. Mas, eu não gostaria que fosse assim. Seria bom que mais candidatos tivessem sido eleitos para que a gente tivesse mais força em Brasília, porque embora eu vá me esforçar bastante para atender às demandas da região, e por mais que eu me dedique, pelo fato de ser apenas um, vai sempre ficar faltando coisas para serem feitas.
Lamento muito, por exemplo, o deputado Nélio Aguiar não ter chegado ao cargo de deputado federal, precisando de tão poucos votos. Tenho certeza de que ele seria um grande representante desta região na Câmara Federal, e juntos a gente poderia conseguir mais coisas para os nossos municípios.
Eu já vinha trabalhando há uns cinco meses, andando por diversos municípios do estado do Pará e pelo trabalho feito eu esperava ser eleito. Em campanhas passadas eu ajudei diversos políticos, incluindo meus irmãos Hilton Aguiar, que já era deputado federal e Nicodemos Aguiar, vereador. Nessa eleição a gente entendeu que tinha chegado a hora de colocar nosso nome à disposição do nosso povo.
JC – O senhor contou com apoio de políticos na campanha?
Chapadinha – Eu não tive apoio de nenhum vereador, nem de prefeito algum. Muito menos de candidatos a deputado estadual que não fosse da minha família. Eles não acreditaram. Nesse aspecto, só não foi uma campanha solitária porque eu contei com o apoio dos meus amigos e da minha família, que entenderam e aceitaram as nossas propostas.
JC – Chegou a se comentar que o senhor poderia ser candidato a prefeito de Santarém, isso, muito antes de se lançar nessa campanha. Agora, eleito deputado federal, essa possibilidade aumenta, ou por enquanto isso não faz parte dos seus planos?
Chapadinha – Eu entendo que, se uma pessoa tem a intenção de disputar uma prefeitura, antes deve tentar se eleger ao menos ao cargo de deputado. Eu fui eleito para cumprir esse mandato, e é o que eu desejo fazer. Por enquanto eu garanto que isso não faz parte dos meus objetivos políticos de curto prazo. O futuro, Deus proverá.
JC – Apesar da euforia da vitória e do momento ser mais de comemoração, o senhor, que é um homem que trabalha em equipe, já está pensando em formar sua assessoria?
Chapadinha – É verdade, o momento ainda é de muita comemoração, mas, eu já estou preocupado com essa questão de montar uma assessoria competente para que o nosso trabalho em Brasília para render bons frutos. Minha ida para Brasília é para trabalhar, por isso, eu preciso ter cuidado para formar uma boa equipe, pois ninguém faz nada sozinho.
JC – O vice-governador Helenilson Pontes é quem tem dado as cartas nesta região, no que diz respeito ao PSD. Ele vai ficar sem mandato a partir de primeiro de janeiro. O senhor é deputado federal eleito. Quem vai mandar no partido por aqui?
Chapadinha – Eleito deputado federal, eu acredito que o partido deverá ter o meu comando. Essa é a ordem natural das coisas. Afinal, quem vai ficar visitando os municípios serei ei.
JC – Sua votação em Itaituba foi muito expressiva. Foram mais de onze mil votos. Como deputado federal, este município pode contar com o senhor, inclusive vindo aqui de vez em quando?
Chapadinha – Eu considero Itaituba, também, como minha terra. Aqui eu tenho raízes. Recebi essa incumbência de representar esse município, por mais de onze mil eleitores. Tenho que corresponder. Eu vou trabalhar por Itaituba e vou estar por aqui, sempre que possível, acompanhando meus irmãos Hilton e Nicodemos e fortalecendo o nosso grupo político.
JC – A votação de Santarém lhe decepcionou?
Chapadinha – Eu fui bem votado em Santarém. Foram mais de vinte mil votos. Mas, confesso que eu esperava bem mais. As pesquisas apontavam uma votação mais alta. Mas, em alguns momentos, como tinha que andar por outros municípios eu tive que me afastar. Faltou uma maior presença do candidato em certos momentos.


Matéria veiculada no Jornal do Comércio, edição 188

Nenhum comentário:

Postar um comentário