segunda-feira, julho 21, 2014

O itaitubense precisa criar o hábito de reclamar por seus direitos

Numa cidade onde o cidadão está acostumado a não ter os seus direitos respeitados, quem ousa quebrar essa passividade acaba sendo visto pela maioria da própria população como polêmico e contestador. Alguns líderes do extinto movimento S.O.S Tapajós até hoje carregam esse estigma, mas esse é um dos muitos desafios que o itaitubense terá pela frente, deixar de acreditar que tudo o que está posto aí é como deveria ser e que nada pode ser feito para mudar essa realidade.
Esse não querer se envolver em nada deixa o governo à vontade para não cumprir a sua obrigação de trabalhar para melhorar a vida dos seus munícipes. Isso ajuda a explicar o porquê de uma cidade com quase cem mil habitantes não ter nenhum órgão de defesa dos direitos dos seus cidadãos. O PROCOM, por exemplo, até agora não se instalou aqui em Itaituba, por pura falta empenho das nossas autoridades e sem essa proteção, no comercio, o cliente que pede um cupom fiscal, precisa ter paciência e  esperar um bom tempo para ser atendido, numa clara manobra para desestimular esse hábito de alguns poucos consumidores.   
No setor de prestação de serviços a situação de vulnerabilidade da população é ainda maior, pois as prestadoras de serviços públicos cobram tarifas absurdas e entregam um serviço de péssima qualidade e não há a quem pedir socorro. Até o juizado especial, única instância acessível ao cidadão, por causa da falta constante de juízes, perdeu a agilidade que deveria ter para solucionar essas questões, e está abarrotado de processos.
É nesse cenário de omissão dos nossos governantes e de passividade quase absoluta da população que o município caminha para entrar num novo ciclo da sua historia; e como tantos outros ciclos que já passaram e nada deixaram de positivo para a cidade, é preocupante imaginar o que nos espera no futuro se a população itaitubense continuar deixando para terceiros o papel de protagonista da sua própria história.
Jornalista Weliton Lima

Comentário veiculado no Focalizando de quinta-feira, 17/07/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário