terça-feira, julho 22, 2014

Em apenas sete meses e meio, inflação do ano já se aproxima da meta

A inflação ao fim da primeira quinzena de julho veio mais alta do que no mesmo período de 2013. A 0,17%, porém, está mais tímida do que um mês antes (0,47%). No acumulado do ano, o indicador está em 4,17%, pouco abaixo da meta de 4,5%. É importante falar para que as pessoas não se esqueçam, como parece acontecer em algumas repartições de Brasília.
A boa notícia é a queda de alguns alimentos. Batata, tomate, os feijões preto, fradinho e carioca recuaram, bem como a cenoura e as hortaliças. O preço das commodities foi outro fator a conter a sanha inflacionária.
Notícia estranha é a água em São Paulo ter reduzido de preço. Um bem escasso em meio a uma crise hidrológica deveria ter ficado mais caro. Não foi o que aconteceu, já que a tarifa paulista de água e esgoto caiu 13,3%, fruto de um programa que oferece desconto a quem consome menos, mas não cobra mais de quem aumentou o uso.
A passagem aérea recuou 26% no IPCA-15 e ajudou o segmento "Transporte" a recuar levemente.
A inflação brasileira, apesar disso, continua acima dos 6,5% em 12 meses e já próxima da meta para o ano com apenas 7 meses e meio. O quadro ainda é ruim.
Fonte: CBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário