quinta-feira, abril 17, 2014

Deputado Dudimar Paxiúba discursou sobre audiência com ministro da Integração Nacional

Exibindo _MAR9054.jpg
Deputado Dudimar com o ministro de Integração Nacional
Sr. Presidente, não poderia deixar de ocupar a tribuna nesta tarde para relatar o teor de uma audiência que tivemos com o Ministro Francisco Teixeira, do Ministério da Integração Nacional, tratando de um assunto que reputo da maior importância. Refiro-me à cheia do rio Tapajós, que é um dos afluentes do Amazonas, do mesmo modo como o rio Madeira também. 

Neste inverno as águas subiram desproporcionalmente em decorrência da densidade pluviométrica nas cabeceiras do rio Tapajós. Todos os Municípios que ficam à margem do rio Tapajós, banhado pelo rio Tapajós, sofreram, e muito, com o inverno muito pesado ocorrido na Amazônia, como os Municípios de Jacareacanga, de Itaituba, de Aveiro e até mesmo de Santarém, que começa a sofrer as consequências deste rigoroso inverno e das cheias um tanto quanto anormal do rio Tapajós, que precisam urgentemente do olhar carinhoso, do olhar caridoso, do olhar de atendimento por parte das autoridades competentes. 
Exibindo _MAR9038.jpg
Deputado Dudimar com o ministro de Integração Nacional

Nessa audiência, em que estiveram presentes o Ministro da Integração Nacional e o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, tivemos a palavra empenhada, e certamente a palavra que vai ser cumprida, tanto do Ministro quanto do Secretário, de que o Ministério da Integração estará com as portas abertas para receber os pleitos do Município de Itaituba e dos demais Municípios que são banhados pelo rio Tapajós para que os recursos sejam assegurados e possamos fazer frente a esses desastres ambientais em decorrência da chuva, em decorrência da cheia do rio Tapajós, que a população de Itaituba e dos demais Municípios estão sofrendo.

Portanto, nesta oportunidade, gostaríamos de agradecer a deferência toda especial do Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e também do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil. Vamos fazer, e neste momento fazemos, uma observação para que todos os Municípios possam tecnicamente acessar esses recursos, fazendo decreto de emergência e também alimentando o sistema da Secretaria de Defesa Civil para que posteriormente possamos fazer essas injunções políticas e os recursos serem liberados no momento devido e oportuno para todos esses Municípios.

Aproveito a oportunidade também, em razão da Semana Santa, para desejar uma semana abençoada, uma semana de oração e também uma... 
(O microfone é desligado.)

O SR. DUDIMAR PAXIUBA - Só para finalizar, Sr. Presidente, a todos os brasileiros, principalmente aos paraenses e, mais notadamente, aos residentes no meu Município de Itaituba. A todos uma feliz Páscoa, que nós possamos ter uma Semana Santa com bastante oração, com bastante reflexão, e possamos também congregar junto com os familiares, os entes queridos, também os amigos, essa Páscoa que, certamente, será maravilhosa. 

Muito obrigado, Sr. Presidente, e mais uma vez, uma boa Páscoa a todos.
O SR. PRESIDENTE (Mauro Benevides) - A Casa fica inteirada do pronunciamento de V.Exa. sobre as enchentes do Rio Tapajós, causando prejuízos incalculáveis àquela região, e faz votosno sentido de que o Ministro cearense, Francisco Teixeira, à frente do Ministério da Integração Nacional, adote as providências que V.Exa. reclama e que, naturalmente, objetivam atender a uma situação aflitiva que ali se caracterizou. A Mesa cumprimenta V.Exa. pelo pronunciamento que fez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário